Vencendo o “Tutorial Hell” — A Fase do Copy Past

What is Tutorial Hell — Many people get stucked in what many people call Tutorial Hell, where you are just watching tutorials over and over again, new tutorial this, that, and you are building cool projects with the tutorials, and you feel like you are learning, but soon as you start to build your own project, you just go blank, where do you start? what do you do ? you have no ideia where to begin, that’s because you are trapped in tutorial, where you are continually watching tutorials following along and you may be learning quite a lot in doing that but you never truly learn the important skills of programming.
Não é mal — É uma fase que todo mundo passa.
É necessário aproveitar disso para aprender e entender
Organizar os pensamentos sobre como as aplicações funcionam, como os códigos funcionam e como construir as coisas.
Devemos entender que existem referências, convenções, e padrões a seguir, não são obrigatórios mas propõem formas usuais por várias pessoas e testadas.
Entender sempre o que você copia, e cola no seu código.
Sempre entender, caso não entendas, não aplique na sua aplicação.
Criar uma base teórica e prática absorvidas dos tutoriais para criar coisas novas em cima de bons princípios e boas práticas, absorvidas dos tutoriais e referências visitadas.
Essa fase de copiar é muito importante, ajuda a entender as coisas, e as experiências fazem descobrir coisas novas.
Caso não estejas a entender os fundamentos de um tutorial, aquele tutorial não é para você, procure um que esteja ao seu alcance.
Um Passo de cada vez, vai com calma, evite o Copy & Past Directo, copia escrevendo mesmo, e assim os erros de sintaxe básicos vão te ajudar mais, por falta de vírgulas, aspas, parênteses ponto e vírgula e coisas desse género fazem toda a diferença no momento do aprendizado.
Cenários que geram frustração, dificuldade, e testam as tuas habilidades, são importantes,em qualquer fase da carreira, as imperfeições fazem a diferença e formam a raridade.
Aprender Desenvolvimento de Software Demanda — Tempo, teoria e prática
Ver Tutoriais é inútil sem construir os teus próprios projectos
Simplifique os seus projectos a fim de encontrar o núcleo do projecto e comece construindo dessa parte, o core.
Componentes do Aprendizado
Aprender as coisas no tempo certo — Start from scratch — É necessário ter uma ordem e um caminho de aprendizado.
Prática — É necessário praticar
Persistência — keep Moving Forward — Você vai aprender o que não funciona e o que funciona quando algo der errado, o que não se aprende em apenas um tutorial.
Organize seus tutorias — keep it in the correct order — from basic to medium and after to advanced concepts.
Don’t STOP — keep Going, Don’t Give Up. Você consegue, você pode.
Boas Formas de Usar os tutoriais.
Expandir os projectos é uma óptima forma de aprender de verdade com os tutoriais.
Referenciar os tutoriais para criar os seus próprios projectos no intuito de aprender mais rápido.
Outra forma de usar bem os tutoriais é: Começar o teu projecto, sem ajuda alguma, e quando travares, encontrares um erro, ou algum problema no desenvolvimento, aí para e vês um tutorial para resolver o problema, procuras ajuda em artigos, stack overflow, ou até mesmo o Chat Gpt.
Muito obrigado por ler, caso tenha se identificado ou já passou por essa fase compartilhe com os amigos e a sua rede para passarmos a mensagem.